AIQ nas Escolas

Álcool Higel

Escola de Referência em Ensino Médio de Panelas - PE.

DSC03976

DSC03366

DSC03378

DSC03636

DSC03685

DSC03966

SDC10413


Ano Internacional da Química da Escola Estadual Prof. Alberto Conte

Os alunos de Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Alberto Conte, situada à Rua Mário Lopes Leão, 120, São Paulo-SP, participaram ativamente de atividades relacionadas ao Ano Internacional da Química. Foram desenvolvidas atividades como visitas a exposições, oficinas em parceria com o Instituto de Química-USP e as Faculdades Oswaldo Cruz, mural científico, mostra cultural, além de palestras promovidas pelo Conselho Regional de Química - IV Região.

 

Veja aqui maiores detalhes do projeto


Ano Internacional da Química 2011 no CENTEC


121212

O CENTEC é uma escola técnica da Fundação de Ensino de Contagem, da Prefeitura Municipal dessa cidade. Fundada em 31 de março de 1982. Ao longo desses anos tem o compromisso de formar profissionais que atuem no setor empresarial, laboratórios e indústrias, ou continuem desenvolvendo pesquisas em institutos ou faculdades por meio dos estudos. Em 2011 atende alunos de todas as séries do Curso Técnico de Química, todas as séries do Curso Técnico de Análises Clínicas e Terceiro Ano do Ensino Médio. Expediente nos três turnos do dia.

 

Resultados do Ano Internacional da Química (AIQ) no CENTEC - 2011

Conforme apoio do Conselho Regional de Química - 2ª Região - MG divulgamos o AIQ no CENTEC entre as Empresas do Ramo da Química nas cidades de Contagem e Betim, nos meses de maio e junho, mantivemos contatos posteriores, a fim das Empresas participarem junto ao CENTEC, através de palestras, mostras e recepção em visitas técnicas;

Exposição A Química no Cotidiano da SBQ, cedida pela Professora Maria José de S. F. da Silva (UFMG), entre os dia 28 de junho e 11 de julho;

Em 08 de julho houve a visita de representantes do Programa de Gestão Educacional, da Secretaria Municipal de Educação, que incentivou os trabalhadores do CENTEC e coordenou alguns parâmetros a serem observados.


PALESTRAS:

3 (três) palestras do CRQ - agosto (12), setembro (30) e novembro (11).

Assuntos:

Atribuições do Técnico em Química e Normas Técnicas;

O Que é o CRQ e filiação;

Segurança em Laboratório.
"Na atividade empresarial é bom evitar a dispersão da generalidade e procurar a especificidade da atuação".

Palestrante: Nelson Alves Góes (vice-Presidente do CRQ/Químico).


Palestra da CEMIG - setembro (9).

Assunto:

Atuação da Empresa;

Localização da Empresa;

Recursos Energéticos.

"A CEMIG tem ações na Bolsa de Valores";

"Um por cento da conta de consumo de energia da CEMIG é destinado à pesquisa".

Palestrante: Cláudio Homero ( Gerência de Alternativas Energéticas/Engenheiro Químico/Mestre e Doutor em Desenvolvimento de Processos Químicos - Universidade Federal de Urbelândia).


Palestra da Engequisa Engenharia Química Sanitária e Ambiental - novembro (11).

Assunto: Atuação e Localização da Empresa.

Palestrante: Wagner José Pedersoli (Diretor e Presidente do CRQ/Engenheiro Químico)

Representado pelo Químico Nelson Alves Góes.

 

Divulgação da Atuação Empresarial:

Engequisa Engenharia Química Sanitária e Ambiental;

Aquaveras - Análise de Águas e Consultoria Ambiental.

Recursos - banners.

 

IV SIMPÓSIO MINEIRO DE QUÍMICA

Entre os dias 10 e 14 de outubro alguns alunos do CENTEC participaram do Simpósio, que foi uma realização do CRQ, Departamento de Química da UFMG, ABQ-MG, CEFET-MG, SBQ e SINPROQUI-MG.

Opinião: Acharam legal e interativo.

Filme:

Fora exibido o filme "O Óleo de Lorenzo". Atores: Nick Nolte e Susan Sarandon. Direção: George Miller.

· Data: 25/11 – sexta-feira.

· Tema: Saúde e Pesquisa.

· Publico Alvo: Alunos do 3º ano do Curso Técnico em Análises Clínicas.

 

PRESENTES

· Livros: aproximadamente 50 (ciquenta) livros de diversos títulos da Química foram sorteados entre os alunos, doados à biblioteca e entregues a professores como cortesia pelo CRQ-2ªRegião-MG.

· Pastas: 5 (cinco) pastas manuais foram sorteadas entre alunos e entregues a professores pelo CRQ-2ªRegião-MG.

 

OUTROS EVENTOS

Foram realizadas Visitas Técnicas às empresas, houveram Seminários, Mesa Redonda, Mostras, Feiras de Ciências, competição ao Prêmio Jovem Cientista, Festivais Gastronômicos e Concessão de Bolsa de Iniciação Científica. Muitos desses são de praxe anual no CENTEC.

 

CONGRATULAÇÕES

Ao CENTEC, à FUNEC, aos professores, aos estudantes, ao leitor, aos contagenses, aos mineiros, aos brasileiros em Minas, aos demais brasileiros, aos de perto e aos de longe, aos cientistas, ao universo internacional da Química na ONU: Saúde e Paz.

 

Veja aqui o FOTOBLOG do AIQ

Veja aqui o BLOG


Blogueiro e Coordenador do AIQ-CENTEC-2011:

Professor Emerson Santos Carvalho.


QUIsemana

O Colégio Nunila Machado, localizado em São Miguel dos Campos, Alagoas, realizou entre 16 e 18 de novembro a QUIsemana, para comemorar o mês de aniversário de Marie Curie e o Ano Internacional da Química. Os 169 alunos do 9º ano A e B do ensino fundamental 2 e do ensino médio, realizaram palestras, experimentos, exposição de fotos e apresentaram os painéis da exposição Química no Cotidiano. Alunos da Educação Infantil também realizaram experimentos o que despertou neles um fascínio alicerçante para seu futuro como estudante. A semana teve como objetivo evidenciar a presença da Química em ações cotidianas, nos organismos vivos, além de promover os estudos que fazem dessa ciência tal fundamental para o projeto de uma vida mais sustentável e fazê-los apaixonar pelo fascinante mundo da Química.

 

05_quisemana

05_quisemana2

05_quisemana3

05_quisemana4

05_quisemana5

 

ESA – Instituto Educacional Ltda e os projetos no AIQ 2011

PROJETO 1: I SEMANA DA QUÍMICA DO ESA – INSTITUTO EDUCACIONAL

Objetivos:

  • Divulgar o Ano Internacional da Química – AIQ-2011;
  • Promover a aproximação do aluno às empresas locais;
  • Possibilitar a integração escola x empresas;
  • Melhorar o conhecimento dos alunos.

 

Ações: Desenvolvimento de palestras com diversas empresas locais com atividades relacionadas à área da química, dentre elas: Vale Fertilizantes (Minero-química), FOBRASIL (produtora de ácido fosfórico), CIMPOR (Cimenteira), CETESB – Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo, e CRQ-IV – Conselho Regional de Química.

 

Público alvo: 150 alunos do Curso Técnico em Química.

 

Localidade: ESA – Instituto Educacional Ltda, Sito à Av. Fernando Costa, nº 716, Centro, Cajati-SP.

 

 

PROJETO 2: Confecção de uma tabela periódica didática (gigante).

Objetivos:

  • Divulgar ações do Ano Internacional da Química;
  • Promover a aproximação dos alunos do Ensino fundamental à área da química;
  • Divulgar a química e difundir o conhecimento dessa ciência;
  • Possibilitar a compreensão e entendimento da tabela periódica dos elementos químicos;

Ações: foi proposta a confecção de uma tabela periódica didática (gigante), onde inicialmente foi sugerida, uma pesquisa sobre os elementos químicos da tabela periódica. Para a pesquisa, foram distribuídos os elementos da tabela pelos alunos da sala e cada um, além de pesquisar o elemento, teve que pesquisar sobre produtos que são feitos pelos elementos. As tarefas foram distribuídas entre os alunos, porém todos se envolveram. Toda a configuração da tabela foi desenhada em E.V.A (símbolo do elemento, número atômico, de massa e os produtos que são constituídos pelo elemento). Após preparada, a tabela será exposta no mural de entrada da escola, lugar de acesso de todos os alunos, desde o ensino infantil ao profissionalizante.

No dia da inauguração da tabela – o que acontecerá na próxima semana, será feita uma demonstração para os alunos do ensino fundamental II e do Ensino Médio, onde serão expostos os objetivos e será dada uma exposição sobre a classificação periódica dos elementos.

Público alvo – 20 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II.

Localidade: ESA – Instituto Educacional Ltda, Sito à Av. Fernando Costa, nº 716, Centro, Cajati-SP.


Feira Cultural do Centro de Educação e Cultura Alpha - Química no Cotidiano

Estimular o interesse dos jovens  pela Química e comprovar que a Química    está presente em todos os momentos das vidas dos Seres Vivos.

Aulas passeios para coleta de subsídios para confecção dos trabalhos em locais como: CEDAE, Museu da Vida e Jardim Botânico – Nova Compostagem.

Produção de trabalhos com os seguintes temas:


Educação Infantil – A Química dos Sentido

1º ano A Química na Alimentação

2º ano A Química na Astronomia

3º ano A Química da Água

4º ano A Química do Cabelo

5º ano A Química na transformação da Matéria Decomposição

6º ano A Química e seus impactos na Natureza

7º ano A Química no Esporte

8º ano A Química do Amor

9º ano A Química da Energia

 

_DSC9462


_DSC9486

 

_DSC9504

 

_DSC9510

 

_DSC9581


DSC08278

 

DSC08280

 

DSC08291

 

DSC08294

 

DSC08314

 

DSC08328

 

DSC08383


 

Mural homenageando o Ano Internacional da Química, AIQ

Os alunos bolsistas do PIBID-Química, os Professores Supervisores Eliana P. S. Oliveira e Adílson A. da Silva, das Escolas Estaduais Aurélio Luiz da Costa e Nossa Senhora da Abadia, respectivamente, juntamente com a Coordenadora da Área de Química do PIBID-UFTM, Profa. Valéria Almeida Alves, montaram um mural homenageando o Ano Internacional da Química, AIQ, que tem como meta promover, em âmbito mundial, o conhecimento e a Educação Química em todos os níveis. O mural está exposto no pátio das Escolas parceiras. Essa atividade foi proposta com o intuito de incrementar as atividades do PIBID-Química nas Escolas parceiras durante o ano de 2011, em especial devido ao AIQ. O mural serve para divulgar notícias sobre a Química e as atividades/eventos do PIBID-Química nas Escolas.
Profa. Eliana P. S. Oliveira: E.E. Aurélio Luiz da Costa, Uberaba/MG..
Prof. Adílson A. da Silva: E. E. Nossa Senhora da Abadia, Uberaba/MG.
Profa. Valéria A. Alves: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG.


Reciclagem e reaproveitamento de óleo doméstico usado: Ações pela cidadania química.

Data 30 de setembro e 14 de outubro de 2011. Objetivo foi fomentar a reciclagem do óleo de cozinha usado no Município de Marau, RS, através de feira ecológica para as comunidades das escolas Charruas, Cristo Rei, Herzelino David Bordin e Anchieta. A feira aconteceu no Residencial Colinas Nova Marau em Marau, RS.

 

VITRINE AIQ

vitrineAIQ

Objetivos e ações -Desenvolve o Espírito Científico e investigativo de forma lúdica e participativa promovendo a interação entre os alunos, contribuindo para o desenvolvimento social e pessoal.
Aprimora e busca superar desafios relacionando Ciência às descobertas e ações humanas, incorporados as Tecnologias.
Desenvolve competências no Ensino das Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Interpreta e elabora conceitos a partir de observações, contribuindo para assumir uma postura positiva diante das questões de Exatas.
Interage e associa conceitos relacionados a disciplina de Química aos fenômenos diários.
Descobre novas oportunidades de atuação, socializando e envolvendo o público.


Publico alvo - Alunos de 8ª Série e Ensino Médio

Localidade - Escola de Referência em Ensino Médio Dom Miguel de
Lima Valverde - Caruaru/PE.

Vitrine realizada em 20/07/2011, com a participação de 376 alunos (visitantes de escolas públicas estaduais e municipais) e diretamente com experimentos e participação ativa de 300 alunos de Ensino Médio da escola.

 

Escola Geraldo Melo promove Feira de Química, envolvendo alunos e comunidade

foto-maceio

Foto: Valdir Rocha


Alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, no bairro do Gracilianos Ramos, em Maceió, participaram de Feira de Química, no final de setembro.

O objetivo da iniciativa foi estimular o gosto pela disciplina e o trabalho em equipe, desenvolver o contato com a ciência, além de socializar a importância da disciplina na vida das pessoas.

Temas como chuva ácida, reciclagem, ácidos e sais inorgânicos, ciclo da vida do biocombustível, drogas lícitas e ilícitas e transformações químicas foram abordados em experimentos realizados pelos alunos.

 

Veja a matéria completa no portal do Governo de Alagoas


AIQ na E.E.E.P José Maria Falcão

Desenvolvido na escola um projeto alinhado ao Ano Internacional da Química, a fim de assegurar que os jovens sejam atraídos e mobilizados por essa Ciência Central que é a Química e despertar o interesse pela Iniciação Científica.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Intensificar o interesse e a mobilização dos jovens em torno das disciplinas científicas, especialmente aquelas que são desenvolvidas através do método científico, por análise, por hipótese, por experimentação e conclusões.
Promover exposições, destacando o encantamento que as transformações químicas despertam no ser humano, além de ressaltar seus benefícios e utilidades.
Promover o importante papel da química como fonte de contribuição nas soluções para os desafios globais.
Estimular a criatividade e gerar entusiasmo para as oportunidades da descoberta de novos princípios e inusitadas aplicações, que continuamente aparecem através de inovadoras composições das propriedades moleculares.
Despertar o interesse pela leitura, trabalhando a escrita e a interpretação a partir de resenhas de livros científicos da disciplina.
Reconhecer as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico da Química e os aspectos socioculturais.
Promover a reflexão, contribuindo com a formação de leitores críticos.
Reconhecer os aspectos químicos na interação individual e coletiva do ser humano com o meio ambiente.
Identificar as fontes de pesquisa e formas de obter informações relevantes para o ensino da Química.


METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva qualitativa, escolhendo como abordagem o trabalho por Projetos, nas turmas de 1º, 2° e 3º ano do Ensino Médio na E.E.E.P José Maria Falcão, totalizando nove turmas participantes, motivando-os a estudar a Química e demais ciências para torná-las mais significativas no cotidiano da escola.
Os temas foram divididos por sorteio, ficando cada turma com um específico. A fonte bibliográfica dos temas foram os livros disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), coleção “Química no Cotidiano”. Em um primeiro momento, houve a apresentação do tema para a turma, com debates, discussões e apresentação da sinopse dos livros a serem utilizados. Cada aluno teve acesso ao livro, em formato digital, ficando responsável por fazer a leitura do mesmo e entregar resenhas e resumos dos capítulos mais importantes. Semanalmente, os estudantes eram estimulados a ler, interpretar e discutir a temática de sua turma.
Em seguida, houve a produção de material (moléculas, cartazes, maquetes...) com material de baixo custo e reutilizável. As moléculas tridimensionais foram produzidas com bolas de isopor, massa de modelar, canudinhos de plástico e feitos de jornais, barbante, linha de crochê, cipós, palha de coqueiro, tampas de refrigerantes. Os cartazes foram confeccionados com cartolina e isopor. Durante as práticas e o desenrolar dos trabalhos, foram produzidos ainda perfumes e sabonetes.
Os temas trabalhados foram:
História da Química;
Química do Amor;
Química na Saúde;
Química nos Alimentos;
Química no Cuidado da Pele;
Química no Controle do Dopping no Esporte;
Química e Energia;
Química na Natureza;
Show de Química.

 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Subprojeto da Licenciatura em Química- revitalização de laboratórios e espaços educativosnas escolas públicas visando a educação em química.

 

Temos como pretensão a otimização da utilidade dos espaços educacionais dentro das Escolas Públicas como salas de informática, laboratórios bibliotecas; a popularização do conhecimento científico no Ensino Fundamental; uma melhora no IDEB das escolas que apresentam estes valores abaixo da média; a capacitação dos professores para a utilização dos espaços educacionais dentro das escolas públicas; o aumento do interesse dos alunos pelas aulas de química através de metodologias alternativas de ensino e, assim, reduzir a evasão escolar e; a redução das retenções ao utilizar metodologias alternativas de ensino-aprendizagem para construir o conhecimento científico dos alunos.

 

Ações: As principais atividades executadas nos espaços escolares foram ambientes virtuais de aprendizagem; ludotecas composta por jogos e brincadeiras educativas; aulas práticas de química; feiras de ciências ; capacitação dos docentes das escolas para utilizarem os espaços educacionais; peças teatrais; confecção de jornal da Química e maratonas.

 

Público alvo: Alunos do ensino médio e alunos da Licenciatura em Química (futuros professores).

 

Localidade: Colégio Estadual Nilo Peçanha , localizado na cidade de Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro.

Coordenadora  (professora da UENF)- Rosana Giacomini, Supervisoras ( professoras do Colégio Estadual Nilo Peçanha)- Amanda Monteiro P.Barreto, Larissa Codeço e Márcia Gonçalves Ney

 

 

I Exposição de Ciência e Tecnologia do Colégio Facer - Rubiataba/GO

O projeto em análise, consiste na verdade em uma feira de ciências de dimensões mais amplas e mais dinâmicas. Tal evento não apresenta como objetivo precípuo envolver apenas uma disciplina. E sim abranger uma mesclagem das diversas áreas de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) possibilitando ao público (alunos e comunidade) perceberem o enorme universo científico existente a sua volta de forma clara e carregada com uma praticidade ímpar. As turmas envolvidas serão: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e 1ª Série do Ensino Médio, sendo que cada turma terá um espaço reservado para o desenvolvimento de seu tema.
Dessa forma, cada sala de aula terá sua caracterização proporcional à temática em análise. A realização do projeto em questão ocorrerá no Colégio Facer , nas datas : 27/10 (8h às 17h) e 28/10 (8h às 12h30). Em suma, a realização dessa “mega” feira de ciências nos dias citados, possibilita que a população rubiatabense conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações no mundo atual.
E no que tange o AIQ, a 1ª Série do Ensino Médio terá uma Sala dos Experimentos envolvendo o Ano Internacional da Química, abordando inclusive, os experimentos sugeridos pela SBQ, neste site.

Organização Profº Carlos Guilherme S. Martins

 

Alunos---experimentos

Alunos experimentos


Convite-da-Exposio

Convite da exposição

 

Demonstrao---pH-do-Planeta

Demonstração PH do Planeta

 

Fazendo-sabo-ecolgico

Fazendo sabão ecológico

 

pH-do-Planeta-e-Colgio-Facer

PH do Planeta e colégio Facer

 

Pilha-de-limo

Pilha de limão

 

Preparao-da-I-Exposio-de-Cincias-e-Tecnologias

Preparação da I Exposição de Ciências e Tecnologias

 

Preparao-de-estruturas-da-Exposio

Preparação de estruturas da Exposição

 

Salo-em-comemorao-ao-AIQ

Salão em comemoração ao AIQ


MINAS QUIMICANDO GERAL

O estudo da Ciência Química na Escola Estadual Minas Gerais-Uberaba/MG está indo ao encontro dos novos modelos de educação, que são: a dinamização, a integração, a socialização e a interdisciplinaridade. Nesta perspectiva, as diversas atividades realizadas e veiculadas na área da Química, por conta da comemoração do Ano Internacional da Química/AIQ e considerando-se o grande interesse dos alunos da Escola Estadual Minas Gerais junto à disciplina de Química, quando práticas experimentais relacionadas aos conteúdos estudados eram realizadas em sala de aula, na cozinha do refeitório e etc., é que se decidiu por realizar o evento "I Minas Quimicando Geral". Assim, no dia 20 de agosto de 2011, alunos de todas as séries do Ensino Médio apresentaram trabalhos interessantes na área de Química, contando com a participação efetiva dos alunos, da comunidade escolar e de visitantes. O objetivo do evento, além de destacar a "Química para um Mundo Melhor", tema este do Ano Internacional da Química/2011, foi o de contribuir ainda mais com a motivação dos alunos, incentivando-os, ao mesmo tempo, a pesquisarem e a estudarem sobre diversos conteúdos da Química, com ênfase, tanto nos aspectos experimentais, quanto nos teóricos necessários às apresentações de trabalhos. Durante a organização do "I Minas Quimicando Geral", os alunos reuniram-se em grupos para o desenvolvimento dos trabalhos e buscaram também diferentes recursos para serem utilizados como materiais alternativos nos experimentos químicos. Foram sugeridos diversos temas de acordo com os conteúdos de Química trabalhados em cada série do Ensino Médio. O grande apoio obtido por parte da Diretora da E. E. Minas Gerais, a Profa. Vanilda Pasquali, e de outros professores foi de fundamental importância, para que o evento se realizasse. O evento pode contar também com a parceria estabelecida com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM-Uberaba/MG, através do desenvolvimento dos trabalhos ligados ao Subprojeto de Química - "Desafios para o Ensino de Química", sendo este vinculado ao "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID-CAPES", sob a coordenação do Prof. Dr. Alexandre Rossi e participação de seis alunos bolsistas do Curso de Licenciatura em Química/UFTM (Aline Resende Gomes, Carmen Mirella Aparecida Santos, Joyce Lacerda Ribeiro, Murilo Campos Dal Secco Oliveira, Nayara Pereira da Silva e Renata Victoratti do Carmo). Os trabalhos apresentados pelos alunos da E.E. Minas Gerais foram avaliados, considerando-se diferentes aspectos, que vão desde o processo de elaboração até o produto final apresentado. Nesta avaliação, dos diferentes aspectos avaliados, podem ser citados: organização, desempenho, o nível de conhecimento dos conteúdos, montagens e apresentações dos trabalhos e postura individual e em grupo dos estudantes. Apesar das dificuldades de organização de um evento desta natureza, o "I Minas Quimicando Geral" superou todas as expectativas. A participação das três Séries do Ensino Médio da Escola foi bem satisfatória e o sucesso do evento foi devido ao interesse, a motivação e o compromisso de todos os alunos, professores e Direção da Escola. A aplicação de novas metodologias para o ensino de Química foi outro ponto marcante para o alcance dos objetivos propostos, servindo de estímulo para que o evento "Minas Quimicando Geral" seja realizado nos anos subseqüentes.

 

PÚBLICO ALVO: Alunos da E.E. Minas Gerais e toda a comunidade da cidade de Uberaba/MG.

 

CONTATOS:

Profa. Adriana Freitas Neves/E.E. Minas Gerais: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Prof. Alexandre Rossi/Universidade Federal do Triângulo Mineiro: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

minas1

Divulgação do evento na E.E. Minas Gerais

 

minas2

Experimento de Química com materiais alternativos

 

minas3

Experimento de Química com materiais alternativos


Saber cuidar: A água do planeta

E.E.Bueos Aires (São Paulo) - feira cultural da escola que deverá ocorrer na semana de 10 a 14 de outubro

Objetivos: Explicar o ciclo hidrológico, sensibilizar para a importância da preservação do planeta através do respeito, reverencia e uso das tecnologias. Será elaborado um painel contendo uma fonte que representará um corpo de água doce que deverá desaguar no mar, a sua margem terá a mata ciliar. Acima representaremos as nuvens em forma de cartazes com poesias ambientalistas. Sobre a mata ciliar distribuiremos gelo seco para mimetizar a cerração. O cenário será construído tendo como eixo filosófico a sustentabilidade, onde o material utilizado deverá ao máximo ser reciclável ou biodegradável, ficará exposto durante uma semana para visita de toda comunidade. O público alvo é a comunidade escolar local: pais alunos, educadores da Escola Estadual Buenos Aires no Bairro de Santana, São Paulo.

 

Tenda Luminescente

Projeto
Trata-se de uma exposição itinerante de ciências para explorar aspectos fundamentais, naturais, cotidianos e tecnológicos dos processos luminescentes. Os fenômenos luminescentes podem ser definidos como a emissão de luz pela matéria em resposta à interação com a radiação eletromagnética, a reações químicas, a choques mecânicos e outras formas de estímulo. Os processos luminescentes se classificam em: Fotoluminescência (Fosforescência, Fluorescência) e Quimioluminescência. 
Missão
Divulgar a química, de forma que favoreça uma visão integrada das ciências e desperta o interesse científico. 
Estrutura
Tenda com iluminação e UV, datashow, acervo de materiais luminescentes, experimentos demonstrativos e interativos de reações luminescentes. 
Publico Alvo: Alunos de Escolas de Ensino Médio. 
Equipe
Professores de Química da UFPB: Dr. Wallace Fragoso, Dr.ª Claudia Braga, Dr. Ércules Epaminondas, Dr. Wagner Faustino. 
Estudantes de Graduação – Licenciatura em Química/UFPB: Alexsandro Fernandes e Claudionor Júnior. 
Estudantes de Ensino Médio – Lyceu Paraibano/PIBIC-EM/CNPq: Brena Ferreira, Bianca Rayane, Yago Petrus, Luis Neto Manoel.

 

Contato 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

www.wix.com/tendaluminescente/tendaluminescente



tenta1

tenta2

tenta3

tenta4

 

Laboratório virtual de química

A Escola Estadual E.E Prof. Ary de Oliveira Garcia - Cubatão - SP vai participar criando um laboratório virtual de química com algumas experiências retiradas do livro " A química perto de você", cujo download gratuito é encontrado no site www.quimica2011.org.br. O laboratório virtual quando completado ficara disponivel no site da escola www.escolaary.com.br

 

Água Potável x Água Mineral

O projeto foi realizado no município de Santa Cecília,devido á falta de informação da população e apresenta como objetivo geral: Propiciar á comuniadade a compeensão de que a ingestão de água potável é mais saudável que o consumo de água mineral; apresentar como acontece o tratamento de água; verificar o processo que a água mineral passa até chegar às casas; possibilitar à população a compreensão dos parâmetros de qualidade de água; comprovar que o rio que abastece a ETA da cidade se enquadra nos padrões de qualidade e esclarecer a população que nem sempre o consumo de água mineral é mais saudável. A água é de suma importância para sobrevivência, porém poucas pessoas se preocupam como tema, que exige atenção na sua qualidade, suas fontes, além de um bom planejamento e custeio de tratamento. O projeto foi aplicado nas turmas de segundo ano do ensino médio, séries iniciais e na comunidade, além do emb asamento teórico, foram realizadas viagens de estudo e aulas práticas. Visitaram as ETAs de Joaçaba e Caçador para posteriormente comparar como tratamento de água do nosso município . Nas análises no laboratório, verificou-se a qualidade da água que abastece nossas casas. Acredita-se de que com os resultados obtidos, irá esclarecer o mito "que a água mineral é melhor que a potável" conscientizando assim a população da importância de consumir a água que chega a sua residência e que é de excelente qualidade para consumo.

 

QUÍMICA NOSSA DE CADA DIA
ESCOLA ESTADUAL ULISSES GUIMARÃES - CAMPO VERDE - MT

O projeto está sendo desenvolvido desde o início do ano de 2011 e todos os trabalhos realizados serão apresentados no dia 01/10/2011 para toda a comunidade escolar. Para comemorarmos o Ano Internacional da Química, concientizarmos e motivarmos nossos alunos sobre a importância da química, foram desenvolvidos os seguintes trabalhos sob orientação da professora de Química Núbia Duarte da Cruz:

- Criação de jogos químicos, pelos alunos de todas as séries do Ensino Médio, englobando todos os conteúdos.

- Realização de práticas experimentais, pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.

- Construção de moléculas de várias substâncias para exposição.

-Exposição de fotos que retratam a presença da química no nosso cotidiano.

- Realização de uma peça teatral sobre os elementos químicos.

- Palestras.

- Construção de uma tabela gigante com os elementos e informações sobre os mesmos (como sua utilização e onde é encontrado).

Todos estes trabalhos, feitos pelos próprios alunos, serão demonstrados para toda a sociedade no dia 01/10/2011 através de uma grande exposição.

Ulisses1

Ulisses2

Ulisses3

Ulisses4

Ulisses5

Ulisses6

Ulisses7

Ulisses8

Ulisses9

 

Química e Música

O projeto "Química e Música" tem como objetivo trabalhar uma metodologia que possibilite a construção de conhecimentos significativos para os alunos usando a linguagem musical.

A música faz parte do dia-a-dia de crianças e adolescentes, pois hoje a facilidade de acesso à celular, MP3, MP4, aparelhos que executam músicas é grande. Além disso permite a transmissão de informações, é capaz de proporcionar conforto, emoção, reflexão, expressa sentimentos, afetos, significativos para o indivíduo, também desperta a criatividade, o ritmo, a imaginação. Sendo assim pode ser utilizada na escola como mediadora do conhecimento e das relações vividas nesse ambiente. A proposta é que os alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Anita Canet em São José dos Pinhais-PR possam construir uma paródia de algum conteúdo tachado como "difícil" e organizar uma apresentação para a comunidade com a intenção de divulgar a Química como uma ciência aplicada no cotidiano.

Na prática escolar posso constatar que quando os alunos são instigados a produzir algo (que para eles) é significativo, excelentes resultados podem ser observados. Propor a realização de uma paródia sobre um conteúdo difícil possibilita o processo de criação reforçando a capacidade, a habilidade, a auto-estima desses alunos. Percebo que a música permite elevar a sensibilidade e a criatividade dos alunos, qualificando sua relação com o outro pela prática de ações coletivas afetivas como a organização de cada atividade (a seleção da música, o preparo da letra, a organização da apresentação da música, do ritmo corporal, da dança e nos ensaios) permitindo uma aprendizagem significativa.

 

Química a ciência central

Tem como objetivo mostrar aplicações da química no cotidiano e suas aplicações no mundo moderno. Serão realizadas atividades práticas, como exprerimentos de várias áreas da química, confecção de uma grande tabela periódica, e de várias representações de substâncias químicas, com materias alternativos e de baixo custo. Temos como objetivo alcançar a comunidade escolar do Cenecista Ivonete Ferreira Lins, localizado no centro da cidade de Palmares-PE.

 

Ano Internacional da Química

Instituto Dominus - Armação de Búzios

Todas as atividades trabalhadas durante este ano, estão relacionadas ao projeto.

Criamos a logo tipo do projeto para destacar melhor.

Já estamos a todo vapor em relação a nossa gincana que será em setembro e todas as competições serão voltadas para a "Química". Dividimos as equipes de acordo com os livros que vocês lançaram e cada equipe deverá desenvolver o tema.

Nossa gincana terá como primícia a interação da comunidade escolar e geral através de ações sociais e culturais; ações que demandem o resgate e a aplicação dos valores de solidadriedade, respeito, companheirismo e determinação, assim como a importância da preservação do patrimônio público.

A elaboração desta proposta de trabalho visa uma maior integração entre as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os quatro pilares propostos pela UNESCO: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser;

Nosso slogan hoje: Aqui, nossas fórmulas representam uma química perfeita, uma fórmula de sucesso!


DE OLHO NO ÓLEO

EMEB"Profº Floripes de Carvalho Motta

Foi desnvolvido em parceria com a Secretária Municipal do Meio Ambiente da cidade de Monte Alto.

Consiste em arrecadar óleo de cozinha pelos alunos (maternal, jardim, pré e ensino fundamental 1º e 5º ano), conscientizandos que o óleo não deve ser lançado na rede coletora de esgôto, deixando a água isenta de material oleoso e poluente.

Projeto em que os alunos aderiram com muito entusiasmo, responsabilidade, motivação.

O óleo é transformado em sabão e distribuído para os alunos da escola.Objetivo - Reconhecer a importância da água para a vida de todos os seres do planeta.

 

End: Rua Antonio Mussato , nº51
Jardim Cana - Dá
Distrito de Aparecida do Monte Alto - Município Monte ALTO - SP

 

Orientação das professoras: Maria José, Sandra, Eliana e Andreina.

Coordenadora pedagógica profº Isabel Aparecida Nacaratto.

 

Sabão Ecológico

Objetivos e ações: Verificar na prática o conceito de solubilidade e identificar as reações químicas provenientes da produção do sabão. Reconheçer a importância da quantidade de glicerideos na alimentação para a prevenção de doenças cardiovasculares. Conscientizar os estudantes da necessidade da preservação ambiental através da reciclagem do óleo utilizado no seu dia-a-dia. Evidenciar a existência de uma base forte para a ocorrência da reação de saponificação. Relacionar o comportamento dos sabões em soluções aquosas, quanto a sua polaridade. Identificar as propriedades do sabão.

Público alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Panelas - PE. http://www.youtube.com/watch?v=EEEPJq0k0PI

 

sabao1

sabao2

sabao3

sabao4

sabao5

sabao6

sabao7


Gelatinização do Amido

EE Prof.Emygdio de Barros

Neste projeto, para alunos do 3º ano do EM, é apresentada a estrutura completa do amido, um polímero natural de glicose e um método experimental simples de sua identificação com solução de iodo.

 

Química a ciência central

Química a ciência central, tem como objetivo mostrar aplicações da química no cotidiano e suas aplicações no mundo moderno. Serão realizadas atividades práticas, como exprerimentos de várias áreas da química, confecção de uma grande tabela periódica, e de várias representações de substâncias químicas, com materias alternativos e de baixo custo. Temos como objetivo alcançar a comunidade escolar do Cenecista Ivonete Ferreira Lins, localizado no centro da cidade de Palmares-PE. Responsável Professor Anderson José Firmino Santos da Silva.


Ano Internacional da Química - Instituto Dominius

Todas as atividades trabalhadas durante este ano, estão relacionadas ao projeto.

Criamos a logo tipo do projeto para destacar melhor.

Já estamos a todo vapor em relação a nossa gincana que será em setembro e todas as competições serão voltadas para a "Química". Dividimos as equipes de acordo com os livros que vocês lançaram e cada equipe deverá desenvolver o tema.

Nossa gincana terá como primícia a interação da comunidade escolar e geral através de ações sociais e culturais; ações que demandem o resgate e a aplicação dos valores de solidadriedade, respeito, companheirismo e determinação, assim como a importância da preservação do patrimônio público.

A elaboração desta proposta de trabalho visa uma maior integração entre as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os quatro pilares propostos pela UNESCO: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser;

Nosso slogan hoje: Aqui, nossas fórmulas representam uma química perfeita, uma fórmula de sucesso!

Danielle Pimentel - Pedagoga - vice diretora

 

Dia Mundial da Água

Instituição de Ensino: EMEB"Profº Floripes de Carvalho Motta"

Reconhecer a importância da água potável para a vida de todo os seres vivos do planeta, e a eminente escassez da mesma a cada dia , devido aos problemas como : assoreamento dos rios , desmatamento , poluição , desperdício, etc.

Foi escolhido esse tema visando o objtivo de sensibilizar e concientizar o aluno, ( este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade).Para a preservação da nossa mãe natureza: rios , florestas, campos, jardins e espécies em extinção, preservar para as próximas gerações.Isto quer dizer que o nosso dia de hoje e o nosso futuro de amanhã ,respeitando ,esse líquido como a seiva de nosso planeta.

Orientação das professoras: Maria José, Sandra, Eliana e Andreina.

Coordenadora pedagógica profº Isabel Aparecida Nacaratto.


floripes2

 

floripes001

 

floripes002

 

floripes003

 

floripes004

 

floripes005

 

floripes006

 

floripes3

 

floripes4

 

floripes5

 

floripes6


 

Tabelas Periódicas criativas

Os alunos do 9o ano do Centro Educacional Adventista Milton Afonso (Brasília - DF) construíram tabelas periódicas dos mais variados temas, inéditos, escolhidos pelos próprios alunos, para exposição em comemoração ao AIQ. O objetivo era familiarizar os alunos com a organização da tabela períodica, os elementos e símbolos.

tabela_alunos

tabela_alunos2

tabela_bandeiras

tabela_caes

tabela_famosos

tabela_marcas

tabela_times

 

QUIintervalo

Temos como objetivo interar os conteúdos vistos em sala de aula com experimentos simples que coloquem em prática tais conteúdos abordados no decorrer do ano letivo durante o intervalo ( recreio). Realizaremos no dia 17/06 a divulgação oficial em nossa escola do AIQ e comemoraremos o dia do químico (18/06) com realização de palestras ( presença do representante do CRQ do Amapá e outros convidados), gincana com abordagem na área da química, premiação pelo IFAP do concurso da logo-marca que represente o dia do químico, exposições dos trabalhos dos alunos que participarão do concurso promovido pela UNESCO e o AIQ  ( trabalhos escritos , desenhos, fotografias e filmes) abordando o temática Química - nossa vida - nosso futuro. Teremos como ações no decorrer do 2º semestre a exposição de experimentos do livro a química perto de você ( Uma vez por mês cada professor de química  irá expor com sua turma alguns experimentos sugeridos no livro que abordem conceitos construídos em sala de aula) durante o intervalo.Dessa forma todas as turmas de ensino médio ( público alvo) se conhecerão melhor de uma forma divertida e construtiva.A realização do projeto QUIintervalo será realizado no IFAP ( Instituto Federal do Amapá), Campus Macapá. Professora Emmanuele Maria Barbosa Andrade.

QUIintervalo1

 

QUIintervalo2

 

QUIintervalo3

 

QUIintervalo3

 

QUIintervalo4

 

QUIintervalo5

 


A Feira de Química "E. E. Cel. Tonico Franco Comemora o Ano Internacional da Química" tem por objetivo a divulgação do AIQ para as escolas da cidade de Ituiutaba-MG e para a comunidade em geral. Isto se dará pela realização de um evento no âmbito escolar que proporcione a participação ativa dos alunos na elaboração e execução e que integre as propostas de projetos dos Conteúdos Básicos Comuns do Estado de Minas Gerais. Por último, pretende-se promover a valorização da Química através da sua contextualização e relação com o cotidiano.

 

Práticas Educativas no ensino de química para o 9º ano do Colégio de Aplicação do UGB

Segundo um antigo adágio popular a primeira impressão é que fica,este trabalho tem por objetivo proporcionar aos alunos do 9º ano do CAP/UGB uma boa impressão da química,já que é neste ano que eles começam a ter um primeiro contato propriamente dito.

Portanto pretende-se durante o ano de 2011 divulgar o Ano Internacional da Química com práticas educativas que mostrem a presença da Química no cotidiano deles e além disso garantir a participação nas atividades que a organização do projeto nos proporciona.

Atividades a serem realizadas:

• Durante o ano de 2011 os alunos passarão mais tempo no laboratório do que na sala de aula para que assim adquiram uma postura de quem sabe "futuros cientistas" e saibam a importância de uma postura adequada para se trabalhar em um laboratório.

• Esse ano iremos fazer várias experiências simples,porém que possam ser feitas em suas casas para que eles percebam que a química está presente em seu cotidiano.

• Pretende-se a criação de um blog em que os alunos a sua maneira possam se comunicar sobre as aulas de química e a presença desta em seu cotidiano para que assim o ensino ultrapasse os limites do colégio e esteja presente na internet que já é uma prática rotineira e agradável para eles.

• Participação do concurso Química através da câmera.

• Participação na Olimpíada Brasileira de Química.

• Respeitando todas as regras de padronização da IUPAC os alunos iram confeccionar a sua maneira tabelas periódicas para o seu uso durante as aulas, para que assim haja uma proximidade maior com os elementos e um melhor manuseio.

• Encerraremos o AIQ com um júri simulado ou um seminário sob o tema "Radiação um bem ou um mal?" abordando assim vários casos de desastres nucleares, como Chernobyl e Fukushima, mas também os benefícios que esta pode proporcionar para a humanidade.

 

Nome Completo
Lucas Peres Guimarães

Endereço
Rua Vitor Balbi número 261 casa 5 Jardim Belvedere(meu endereço se for necessário mando o endereço da escola).

Cidade
Volta Redonda

 

O projeto desenvolvido no colégio XV de Outubro na cidade de Campo Limpo Paulista, em parceria com a ong coati (www.coati.org.br), consiste em 3 caixas separadoras construídas com materiais de baixo custo (tubos, conexões, garrafas PET e bombonas plásticas. O objetivo é remover materiais oleosos de efluentes em oficinas mecânicas. Durante o processo de limpeza das peças a água de lavagem é contaminada com esses materiais e é lançada diretamente na rede coletora de esgoto. Com a instalação deste sistema, após a lavagem o efluente passa pela caixa para a remoçao e destinaçao correta do óleo, deixando água isenta de material oleoso grosseiro e permitindo inclusive a sua reutilização novamente no processo de lavagem de peças. Os alunos participaram da produção deste sistema e ofereceram as oficinas da cidade, as quais aderiram à idéia com grande entusiasmo, pois foi muito evidente a economia de água com a implantação do sistema, bem como a qualidade da água residual descartada na rede coletora de esgosto.

Muitas foram as abordagens quimicas sobre o assunto, permitindo inclusive a análise em laboratório do efluente descartado.

 

PROJETO MOLÉCULA DA SEMANA

semana


mol_semana1

mol_semana2

mol_semana3

mol_semana4

mol_semana5

mol_semana6

mol_semana7

mol_semana8

mol_semana9

mol_semana10

mol_semana11

mol_semana12

mol_semana13

mol_semana14

mol_semana15

mol_semana16

mol_semana17

mol_semana18

mol_semana19

mol_semana20

 

O projeto tem como objetivo, divulgar o ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA na comunidade escolar, além de mostrar aos nossos alunos como a Química é parte do nosso cotidiano.

Os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães de Santa Inês BA, durante o ano de 2011, irão confeccionar moléculas que mudaram a Química. Toda semana teremos uma molécula exposta, além de um exemplo simples de onde encontrar a molécula em produtos do nosso dia-a-dia.

Material utilizado para confecção: bolas de Isopor, palitos de churrasco e dente, cola para isopor ou branca e tinta para tecidos.


EXPOSIÇÃO LASALLE - PERSONALIDADES DA QUÍMICA

OBJETIVO E AÇÕES: Homenagear os cientistas que fizeram com que a química chegasse ao desenvolvimento atual. Através de artigos científicos e painéis

PÚBLICO ALVO: Alunos da escola e comunidade da cidade de Niterói.

LOCALIDADE: LASALLE – INSTITUTO ABEL – Av. Roberto Silveira, 29 - Icaraí - Niterói/RJ - CEP: 24230-150 - (21) 2195-9800 - Fax: (21) 2717-3391

DATA EXPOSIÇÃO: 13/06 à 16/06

 

PERSONALIDADES HOMENAGEADAS

Alfred Nobel (1833 - 1896)

Antoine Lavoisier (1743 - 1794)

Dmitri Mendeleiev (1834 - 1907)

Ernest Rutherford (1871 - 1937)

Pierre Curie (1859 - 1906)

Marie Curie (1867 - 1934)

Iréne Curie (1897 - 1956)

John Dalton (1766 - 1844)

Niels Henrik Bohr (1885 - 1962)

Linus Carl Pauling (1901 — 1994)

 

VIII Semana de Filosofia do Colégio Jandyra – “Química a Serviço da Humanidade” - 23 a 28 de maio de 2011.

Há oito anos o Colégio Jandyra realiza a Semana de Filosofia, visando propiciar uma reflexão acerca de importantes questões que afetam a sociedade.

A Semana de Filosofia nasceu de um projeto da área de Ciências Humanas, a partir do material didático do ensino médio, que é interdisciplinar e aborda temas transversais. Com o tempo, o projeto tomou maiores dimensões, abarcando outras áreas do conhecimento e expandindo para reflexões, debates e ações envolvendo não apenas o Colégio Jandyra, mas toda a comunidade.

Em 2010, discutimos o tema “O Mundo Contemporâneo: Homem, planeta e evolução tecnológica ”. Algumas questões discutidas: Quais foram alguns dos grandes avanços tecnológicos que marcaram os últimos séculos e de que maneira influenciaram a sociedade? As relações sociais evoluíram na mesma medida que o desenvolvimento tecnológico? Quais as consequências e reflexões que essas constatações propiciam?

Em 2011, o tema será: “Química a Serviço da Humanidade”. O tema está relacionado ao Ano Internacional da Química e a ideia é abordar a química presente em nosso cotidiano, no dia a dia, em nossas vidas, em nosso corpo e também na questão ambiental. Os alunos, orientados pelos Professores, estão pesquisando sobre a química presente na alimentação, na saúde, nas tecnologias, na poluição dos cursos d´água e mananciais, na despoluição, tratamento de água, efluentes, dentre outros temas.


Os projetos serão apresentados a partir do dia 23/05 no período da manhã. No dia 25/05, às 19h30, no hotel Carlton Plaza, haverá a mesa redonda, com especialistas da Unicamp na área de nutrição e saneamento ambiental, além da coordenadora do curso de química do ISCA Faculdades e um representante da Foz do Brasil.

 

Viver Ciências

viver1

 

viver2

 

viver3

 

viver4

 

andrevital

Visita dos alunos da educação infantil ao laboratório do Erem Frei Orlando

 

viver1a

viver1b

viver1c

viver1d

viver2a

viver2b

viver2b2

viver2c

viver3a

viver3b


Responsável: Profº Manoel Felix de Santana Neto

Escola de Referência do Ensino Médio Frei Orlando

Participarão do projeto as turmas do ensino médio

Objetivos:

*Desenvolver a curiosidade científica;

*Estimular a pesquisa;

*Promover o protagonismo juvenil;

*Incentivar o auto-didatismo;

*Celebrar o Ano Internacional da Química;

*Estimular a cultura da trabalhabilidade;

*Intervir de forma autônoma e crítica no dia-a-dia a partir de conhecimentos científicos.


O Porquê do desinteresse dos estudantes pela Química.

Motivando a Química na Escola.

 

O objetivo geral desse projeto é fazer um diagnóstico em algumas escolas públicas de Presidente Prudente, Iepê e Santa Inês (PR) sobre o interesse dos estudantes do Ensino Médio pela disciplina de Química.Objetivos Específicos. Elaboraração de um questionário para diagnosticar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pela Química. Aplicar o questionário em escolas públicas e privadas de Presidente Prudente e região. Tratar e analisar os dados obtidos. Sugerir e aplicar atividades alternativas para a motivação do ensino e aprendizagem da Química. Desta forma, dar sugestões de aulas simples e motivadoras, com ênfase em aulas experimentais e contextualizadas. Ações. Aplicar o questionário e a partir de provenientes respostas, aplicar aulas simples e motivadoras nas escolas. Público Alvo. Alunos de escolas públicas, selecionadas. Localidade. Universidade do Oeste Paulista – Unoeste Presidente Prudente São Paulo. Contato. Felipe e-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it , Maria Angélica e-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it , Patricia e-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Semana da Química - Colégio Itá - São Vicente

folder_Semana_da_Qumica_Colgio_It

O Colégio Itá, instituição de ensino da cidade de São Vicente, no litoral paulista, irá participar do Ano Internacional da Química, organizando a SEMANA DA QUÍMICA. Este evento tem dois objetivos específicos : 1 -) Oferecer aos profissionais e estudantes da Química de nossa região um ciclo de palestras sobre diversos assuntos das mais variadas áreas dessa ciência; as palestras serão ministradas por profissionais de indústrias da Baixada Santista e empresas do segmento da Química Analítica; 2 -) Apresentar à população local o que a Química representa para a humanidade, através de apresentações teatrais, contando a sua belíssima história, exposição de trabalhos técnico-científicos e o Show de Química, uma mostra de "mágicas químicas" que vão encantar a todos os presentes; neste dia, os protagonistas da festa serão os próprios alunos do curso Técnico em Química. O evento será realizado entre os dias 13 e 17 de junho, nas instalações do Colégio Itá, no centro de São Vicente, das 19:00 h às 22:00 h.

Maiores informações :

telefones : (13) 3468-5967 - PABX do colégio

(13) 9149-9718 – Paulo Eduardo Corrêa - Coordenador do Curso Técnico em Química

Web site : www.colegioita.com.br

 

A APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS DA QUÍMICA ORGÂNICA COM O EMPREGO DE MODELOS MOLECULARES

O trabalho realizado no Colégio Santa Teresa de Jesus, localizado no bairro Tijuca , na capital do Estado do Rio de Janeiro, culminou com a construção de um artigo intitulado como "A APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS DA QUÍMICA ORGÂNICA COM O EMPREGO DE MODELOS MOLECULARES". O mesmo começou fazendo-se uma revisão, para os alunos do 3° ano do ensino médio, sobre a geometria das moléculas orgânicas, hidrocarbonetos, funções orgânicas e isomeria, sendo realizados diversos exercícios objetivos e discursivos aplicados em vestibulares de instituições privadas, públicas e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Como recursos didáticos, utilizaram-se, com o auxpilio da QUÍMICA COMPUTACIONAL, o software Avogadro e o kit de montagem de moléculas orgânicas Atomlig 77 Educação. Por fim, aplicou-se um questionário para verificar a opinião dos alunos em relação aos recursos didáticos aplicados e uma prova discursiva. os resulta dos foram bastante animadores.

 

6ª Semana de Química do Colégio Santa Maria - São João de Meriti/RJ

Entre os dias 13 e 15 de junho ocorrerá nas depedências do Colégio Santa Maria a Semana Comemorativa pelo Dia Nacional do Químico. Serão apresentados os trabalhos dos alunos do Curso Técnico em Química no Auditório Regina Pacis, que incluem vídeos, exposições e palestras de profissionais convidados da área. Este ano o evento, aberto à comunidade mediante agendamento, contará com a presença de químicos e biólogos do CENPES/PETROBRAS, UFF e UFRJ. Os alunos do Técnico em Química ainda poderão visitar às empresas da região metropolitana do Rio de Janeiro, tais como: FURNAS, CTR, CEPEL, Coca-Cola e CEDADE-Gaundu. Para maiores informações e para participar: tel 21-2756-4751 ou 2756-0431 ou acesse o site do colégio: www.colegiosantamaria.com.br

 

Colégio Santa Teresa de Jesus no AIQ

O trabalho realizado no Colégio Santa Teresa de Jesus (CSTJ), localizado no bairro Tijuca , na capital do Estado do Rio de Janeiro, culminou com a construção de um artigo intitulado como "A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA ORGÂNICA COM O EMPREGO DE MODELOS MOLECULARES". O mesmo começou fazendo-se uma revisão , para os alunos do 3° ano do ensino médio, sobre a geometria das moléculas orgânicas, hidrocarbonetos, funções orgânicas e isomeria, sendo realizados diversos exercícios objetivos e discursivos aplicados em vestibulares de instituições privadas, públicas e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Como recursos didáticos, utilizaram-se o programa computacional Avogadro e o kit de montagem de moléculas orgânicas Atomlig 77 Educação. Por fim, aplicou-se um questionário para verificar a sua opinião em relação aos recursos didáticos aplicados e uma prova discursiva.

 

2011-Ano Internacional da Química

O projeto tem como objetivo, divulgar o ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA na comunidade escolar, além de estar inserido no Projeto Virtudes do Colégio.

Os alunos da 1ª série do ensino médio, durante as aulas de laboratório de química fizeram sabão caseiro a partir de óleo de cozinha usado que foi trazido de suas casas, além de trazerem caixas "longavida" usadas que serviria de forma para o endurecimento do sabão.

A execução da receita foi feita sob orientação das professoras e parte do sabão está sendo doado a instituições sociais de apoio a pessoas carentes.

O roteiro elaborado para os alunos buscou um modo de execução seguro para o manuseio, pois trabalhou com quantidades reduzidas de reagentes. E também foi adaptado para uma receita caseira, pois os alunos foram ensinar nas instituições as pessoas carentes a fazerem o sabão.

 

Endereço da Escola:

Rua Vinte e Quatro de Maio, 135 – Centro

CEP 80230-080

Telefones: (41)2105-4000 ramais: 4850 ou 4128

Contato: Pollyana Munhoz Pollyana.Munhoz@bomjesus.br
e1
e2
e3
e4
e5

 

 

 

2011-Ano Internacional da Química

Objetivos: Trazer para sala de aula como a Química está presente no nosso cotidiano.

Ações: elaboração de paineis com sub-temas relacionados ao tema central; montagem da peça "Uma festa no Céu"; elaboração de uma revista de palavras cruzadas com temas referentes a conteúdos das séries.

Público Alvo: 1ª e 2ª séries

Localidade: Barra da Tijuca e Recreio - Rio de Janeiro - RJ

Contato: Cyntia Ramos - This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

SEMANA DA QUÍMICA NO COLÉGIO ITÁ

O Colégio Itá, instituição de ensino da cidade de São Vicente, no litoral paulista, irá participar do Ano Internacional da Química, organizando a SEMANA DA QUÌMICA. Este evento tem dois objetivos específicos : 1 -) Oferecer aos profissionais e estudantes da Química de nossa região um ciclo de palestras sobre diversos assuntos das mais variadas áreas dessa ciência; as palestras serão ministradas por profissionais de indústrias da baixada Santista e empresas do segmento da Química Analítica; 2 -) Apresentar à população local o que a Química representa para a humanidade, através de apresentações teatrais, contando a sua belíssima história, exposição de trabalhos técnico-científicos e o Show de Química, uma mostra de "mágicas químicas" que vão encantar a todos os presentes; neste dia, os protagonistas da festa serão os próprios alunos do curso Técnico em Química. O evento será realizado entre os dias 13 e 17 de junho, nas instalações do Colégio Itá, no centro de São Vicente, das 19:30 h às 22:00 h.

 

Maiores informações :

telefones : (13) 3468-5967 - PABX do colégio

(13) 9149-9718 – Paulo Eduardo Corrêa - Coordenador do Curso Técnico em Química

Web site : www.colegioita.com.br

 

 

 

 

O QUE FAZ UM QUÍMICO?

Alunos da 8º ano do EF, pesquisarão, selecionarão e organizarão informações relacionadas a um dos seguintes temas:

TEMA 01: O QUE FAZ UM QUÍMICO?

a) Quais são as áreas de atuação de um químico?
b) Em que tipos de instituições esses profissionais podem trabalhar?
c) Que conhecimentos básicos uma pessoa deve adquirir para atuar profissionalmente como químico?


TEMA 02: ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE A QUÍMICA E OUTRAS CIÊNCIAS
a) Cite quatro campos de conhecimento científico ou tecnológico que apresentem relação com a química.
b) Tente exemplificar as relações existentes.

TEMA 03: INVESTIGANDO O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO PÃO FRANCÊS

a) Quais são os ingredientes utilizados na fabricação do pão francês?
b) Qual é a função do fermento?
c) Existe diferença entre fenômeno químico e o biológico? Em caso afirmativo, qual?
d) Algum aditivo químico pode ser utilizado? Em caso afirmativo, com qual objetivo?


TEMA 04: COLETANDO E ORGANIZANDO INFORMAÇÕES SOBRE O FERRO


a) Como o ferro aparece na natureza (isolado ou combinado)?
b) Como se obtêm o ferro metálico?
c) Quais são as principais propriedades e aplicações desse metal?
d) O que vem a ser ferro-gusa?


TEMA 05: ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE A QUÍMICA E A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
a) Dêem dois exemplos de como a química pode estar relacionada a processos de degradação ambiental.
b) Exemplifiquem como conhecimentos de química podem ser utilizados para compreender e controlar esse tipo de problema.
c) Avaliem qual a relação da química com a origem desses problemas.


ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA


Depois de coletar as informações de cada tema os grupos deverão apresentar para os demais grupos sua pesquisa no PowerPoint. Os grupos terão que considerar as seguintes orientações:
a) Fazer um rascunho do plano de trabalho e apresentar a professora. Realizar o trabalho de pesquisa nos sites da internet ou livros, ou seja, a coleta de informações necessárias, com o objetivo de responder às questões que foram formuladas a cada tema.
b) Organizar as informações obtidas com imagens, síntese e planejar uma apresentação no power point utilizando no máximo dez slides para uma apresentação oral e visual de oito a dez minutos.
c) Observar o texto de fundamentação para perceber o mundo microscópico dos materiais existentes no seu tema de pesquisa, e com isso elaborar um desenho de um objeto e a constituição microscópica deste material presente na confecção do mesmo. O objeto representará o macro e a estrutura atômica na visão micro.
Os melhores desenhos serão pintados na parede do laboratório.

 

Contato: Rivana Souza Batista

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Mostra Vídeo 10 min. de Químicmaa

mostra_video

A “Mostra Vídeo 10 min de Química” visa mostrar ao público as produções dos alunos na área específica de Química com duração de 10 minutos , incluindo abertura e créditos e promover a troca de experiências.

 

A “Mostra Vídeo 10 min de Química” é um projeto que visa elaboração e exibição de produções de todas as turmas do EBEP e EMR da Un. SESI/Petrolina.

O processo de seleção para a “Mostra Vídeo 10 min de Química” será realizado por integrantes de uma comissão independente, escolhida pela Comissão Organizadora da “Mostra Vídeo 10 min de Química”, de pelo menos 5 (cinco) avaliadores, entre professores, atores de teatro e apreciadores de cinema.

Os índices de avaliação pelo júri técnico classificarão os melhores vídeos para entrega do prêmio Simão Durando pra as indicações a seguir:

Melhor Filme/Melhor Diretor/Melhor cenário/Direção de artes/Melhor Enredo/Roteiro/Melhor Ator/Melhor Atriz/Melhor Edição/Melhor Figurino/Melhor Fotografia/Melhor Efeito especial.

As despesas com os vídeos inscritos correrão por conta do(s) realizador(es) do audiovisual inscrito.

Os vídeos inscritos na “Mostra Vídeo 10 min de Química” poderão ser exibidos em escolas de Petrolina ou em outros municípios do estado de Pernambuco, desde que a exibição ocorra sem a cobrança de ingresso, com fins de estudo e/ou divulgação do ensino de Química.

O material de divulgação dos vídeos inscritos poderá fazer parte de exposições em seminários, congressos, simpósios de Petrolina ou em outros municípios do estado de Pernambuco, desde que a exibição ocorra sem a cobrança de ingresso.

 

Local: Un. SESI/Petrolina

Contato: Vítor Paulo Alves de Oliveira

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 


Colégio Nossa Senhora do Carmo e o Ano Internacional da Química: a serviço da comunidade escolar e sociedade

 

O projeto tem como objetivo divulgar a ciência química através da realização de pesquisa entre os alunos do 9º ano até o 3º ano do ensino médio. As atividades englobam a pesquisa, reflexão e prática experimental com os alunos, envolvendo-os nas diversas descobertas ao longo da evolução da ciência química e suas aplicações no cotidiano. Todas as atividades serão apresentadas no dia 17 de junho, em uma culminância aberta para toda a Escola e ao público em geral.

 

Colégio Nossa Senhora do Carmo

Rua Visconde de Goiana, 370 – Boa Vista

Recife – PE - 50070-340


Responsável: Profª MSc Flávia Vasconcelos

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

X Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul (Provas em 29/10/2011) e VII Ciclo de Palestras - “Química para um Mundo Melhor” entre 13/06/2011 e 18/06/2011

 

X Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul

Estimular e valorizar o estudo da Química pelos alunos nas escolas do Ensino Médio e Técnico no Rio Grande do Sul; Promover a integração entre professores e alunos de diferentes localidades do Rio Grande do Sul; Descobrir jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, divulgando a ciência e o conhecimento químico no âmbito da escola e da sociedade; Aproximar a Química do cotidiano dos estudantes.

VER RESUMO DAS AÇÕES  OU IR PARA O SITE OFICIAL DA OLIMPÍADA

 

VII Ciclo de Palestras

Promover atividades de divulgação científica e de aprimoramento na formação profissional aos estudantes do Curso Técnico de Química e Comunidade em Geral.

VER RESUMO DAS AÇÕES  

 

 

O PAPEL DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM (HABILIDADES E REALIDADES)

"Corrida entre a teoria e prática"

Contribuir para a aprendizagem buscando fatos reais ou até mesmo comuns dos alunos em relação ao estudo da química. A idéia é que conhecendo de forma profunda e dinâmica a disciplina, professores e alunos poderão administrar melhor o interesse em desenvolver as aptidões relacionadas a essa disciplina. Trabalhar com pesquisas apresentando resultados em sala de aula se faz necessário, partindo desse princípio o alunado está aprendendo mais sobre determinados assuntos, está treinando para o trabalho em equipe e para se apresentar melhor em público com uma postura que o ajude futuramente a sustentar seus argumentos, cobrança mais atual no mercado de trabalho.

 

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:

A) Inicialmente o conteúdo foi debatido e os alunos tiveram a oportunidade de ir buscar na sua prática cotidiana materiais e técnicas desenvolvidas.

B) O segundo passo é uma aula de campo onde um processo específico seja escolhido e observado.

C) Tudo está sendo registrado para posteriores informações.

 

Contato

Marta Lilia Verçosa Aragão

Veja mais no Orkut

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=2673986278156567210

Endereço
Colégio Pontual 
Cidade
Maceió

 

Canto Científico

Realizar projetos em sala de aula que realmente atinjam os educandos se faz cada vez mais necessário. Colocá-los cada vez mais perto do mundo científico também pode ser um grande estimulo para sua curisodade. Como professora de Química em uma escola pública do Estado de São Paulo venho desenvolvendo com meus alunos um espaço de divulgação científica de fácil acesso e que desperta nos alunos o interesse pelas ciências. Mantemos na sala de aula 3 painéis com temas ligados a ciência que são renovados quinzenalmente e um espaço de leitura, o "Canto Científico", com revistas e cadernos de jornais de divulgação científica. Em virtude a comemoração do Ano Internacional da Química, em 2011, continuamos com nosso projeto "Divulgando a Ciência em Sala de Aula" dando ênfase aos assuntos relaciados a Química. Voltaremos nosso painel 1 sobre os "Grandes Nomes da Ciência" para os químicos importantes na história do mundo. Já no painel 2 "Curiosidades" colocaremos fatos importantes e instigadores na química no decorrer de sua evoução. E o painel 3 "Nós e o meio ambiente" estará voltado para a Química Ambiental e sua importância no mundo atualmente.

 

Contato

Flávia Martins

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Endereço
Rua Francisco Visentainer, 549
apto 2121 - Bairro Assunção - CEP 09861630
Cidade
São Bernardo do Campo - SP
Telefone
(11) 94187505

 


 

As mulheres na Ciência

Projeto da Escola Atenas a ser desenvolvido na área de Ciências da Natureza: "As mulheres na Ciência". Neste projeto discutiremos a relevância da mulher na Sociedade e na Ciência, as dificuldades por elas encontradas e as dessemelhanças ainda existentes com os homens cientistas e faremos, ainda, uma homenagem à Marie Curie.

 

Contato

Patrícia Karla Cespede

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Clube Ambiente Feliz

O projeto “Clube Ambiente Feliz”, construído no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no Campus Avançado de Feliz, é uma proposta de curso de extensão de cunho interdisciplinar que tem como tema central o meio ambiente. Direcionado para alunos do 2º ciclo do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual, federal e privada de ensino. As disciplinas envolvidas serão História, Geografia, Ciências Naturais, Química e Artes, trabalhadas nas relações paralelas e transversais que as envolvem com o tema central, o meio ambiente. As atividades serão desenvolvidas de março a novembro de 2011, com encontros quinzenais, constituindo um espaço de formação permanente em Educação Ambiental baseado na dialogicidade, na problematização dos conteúdos abordados e na busca da participação solidária e efetiva dos envolvidos com a transformação sócio-cultural. Tal projeto divulgará o Ano Internacional da Química na Instituição de Ensino através da construção de um mural realizado coletivamente com os alunos evidenciando a importância da Química para o meio ambiente.

 

Contato

Cristiane Inês Musa

Professora da área ambiental

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Campus Avançado de Feliz

www.feliz.ifrs.edu.br 

 

 

QUER PARTICIPAR!!! Projetos Escolares do Ano Internacional da Química AIQ 2011


AIQ nas escolas

 

Para adicionar o seu projeto entre em contato via formulário de contato no portal.

Favor enviar as informações básicas, tais como:

- Nome do professor

- Escola

- Série

- Resumo do projeto

- Cidade e Estado

 

Após o primeiro contato, a coordenação retornará com maiores solicitações (fotos, resultados, arquivos, etc, ...)